Imprimir este capítuloImprimir este capítulo

noticias petroleo e gás

1 DILMA E GRAÇA VISTORIAM CONVERSÃO DA P-74

A presidente da república, Dilma Rousseff, e a presidente da Petrobrás, Graça Foster, fizeram uma vistoria nas obras de conversão da P-74 nesta quarta-feira (11). A unidade, que será utilizada na Cessão Onerosa, no Pré-Sal da Bacia de Santos, está sendo convertida no Estaleiro de Inhaúma, no Rio de Janeiro.

Além da P-74, o estaleiro será o responsável pela conversão das unidades P-75, P-76 e P-77, todas voltadas para a Cessão Onerosa. Cada plataforma terá capacidade de produzir até 150 mil barris de petróleo por dia e de comprimir 7 milhões m3 de gás natural por dia.

As atividades, que converterão um navio petroleiro do tipo VLCC em FPSO, incluem a inspeção de chapas, a substituição integral dos equipamentos originais, além da fabricação e a instalação de 13 mil toneladas de estruturas novas necessárias à colocação dos módulos, das linhas de produção e do novo sistema de ancoragem, entre outros, segundo a estatal.

A petroleira afirma ainda que, ao final da etapa de conversão do casco, será iniciada a instalação de módulos da planta de produção e de processamento de petróleo e gás nas unidades, além da integração dos seus sistemas, o que será feito em São José do Norte (RS), no caso da P-74, em Pontal do Paraná (PR) para a P-76 e em Rio Grande (RS) para a P-75 e a P-77.